PROCESSO

Cadeia produtiva: do campo de algodão até a vitrine internacional

A marca Natural Cotton Color trabalha exclusivamente com produtos de moda e cria, com algodão colorido orgânico, peças de vestuário como roupa feminina, masculina, infantil, calçados e acessórios.

A matéria-prima foi inicialmente desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa cuja pesquisas resultaram no algodão que já nasce colorido. A pluma não necessita de qualquer tipo de tingimento químico, economizando assim 87,5% da água que seria consumida num processo convencional de produção e acabamento de malha ou tecido.

Com o projeto Algodão Paraíba, o nosso algodão é plantado com contrato de compra garantida por pequenos produtores em assentamentos rurais e comunidades tradicionais (quilombolas) da Paraíba. O algodão tem certificação de produto orgânico de validade internacional e, de acordo com dados da Embrapa, a Natural Cotton Color paga ao agricultor o melhor preço por quilo no Brasil.

Mesmo plantado em região de baixo índice pluviométrico (semiárido), o cultivo do algodão é feito sem irrigação.

Com um design contemporâneo e surpreendente, a Natural Cotton Color utiliza aviamentos e acessórios feitos por artesãos da região Nordeste do Brasil, notadamente do Estado da Paraíba. A incorporação do trabalho manual atende às preocupações econômicas e sociais, mantêm vivo o patrimônio cultural e aumenta o valor agregado. As peças são recebidas no mercado internacional como Sustainable Luxury, ou seja, são reconhecidos como produtos na categoria Luxo Sustentável.

O consumidor é formado por pessoas interessadas em Moda, mas que estão preocupadas com as questões sociais e com o meio ambiente. A Natural Cotton Color está comprometida com estas causas buscando oferecer um produto ético para garantir presença entre os grupos que praticam o Fair Trade -- comércio justo -- que produzem ou consomem produtos classificados como eco-friendly.

O “Algodão Colorido da Paraíba”, como é localmente conhecido, é um produto orgânico de incentivo à agricultura familiar e ajuda a combater a monocultura de produtos de baixo valor comercial como, por exemplo, o tabaco. A cultura do algodão orgânico é livre de aditivos químicos e não causa dano ao meio ambiente. Sobretudo, a cultura do algodão orgânico protege a saúde do trabalhador, o elo mais importante de toda a cadeia produtiva da qual faz parte a Natural Cotton Color.

A Natural Cotton Color faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão Colorido da Paraíba que reúne associação de agricultores e de artesãos, entidades públicas e privadas, além de empresas de fiação e tecelagem, confecção e vestuário.

Missão da Natural Cotton Color:

Produzir moda praticando atitudes ecológicas e socialmente justas, destinada a pessoas de bom gosto que se preocupam com o futuro do planeta sem abrir mão de sua elegância.

FOTOS